Encerramento do Patreon do Ragmobile

Em 11 de janeiro de 2018, coloquei no ar a página deste projeto no Patreon. Hoje, 3 meses depois, encerro a página no Patreon devido ao número baixo de colaborações.

Agradecimentos

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos 2 usuários que apoiaram via Patreon durante estes 90 dias: Filipe Moraes e Augusto Suguimoto. Mesmo sem obrigação, vocês entenderam o quanto é necessário ajudar a custear este projeto, sem que fosse necessário restringir ou condicionar o uso da tradução a pagamentos. Obrigado mesmo pela iniciativa!


Lembrando que em nenhum momento foi obrigatório doar algo para o projeto, e que a ajuda da comunidade na planilha de tradução ajuda a aumentar o conteúdo traduzido, mas não são suficientes para manter o projeto no ar. Neste artigo explicarei todo o processo envolvendo a decisão de criar, esperar e encerrar a página no Patreon.

Motivação da criação do Patreon

Em Julho de 2017, a comunidade que usava o patcher na época pediu para que fosse aberta a possibilidade de doação em dinheiro para o projeto. Assim foi criada uma página do ragmobile.com.br no APOIA.SE (que é um concorrente do Patreon, mas brasileiro). Depois de criada, a página ficou por um mês no ar sem que nenhuma doação fosse feita. Como na época o projeto ainda não tinha suporte ao iOS e o número de usuários ativos era muito inferior ao que temos hoje, decidi encerrar a página e trabalhar no amadurecimento do projeto, investindo na redução de bugs provenientes do patcher e na inovação, ao traduzir alguns conteúdos antes mesmo do roguard.net.

Com a evolução que o projeto teve, com muito mais traduções, usuários ativos, suporte ao iOS e publicação da Google Play Store, os gastos com infra-estrutura para mantê-lo aumentaram. O próprio suporte ao iOS implicou na necessidade de se pagar mais 1 servidor, para garantir que estes usuários tivessem uma experiência que estava restrita aos usuários de Android. Além disso, outras coisas fizeram com que os gastos aumentassem, como anti-spam para o site ragmobile.com.br e o registro de desenvolvedor no Google Play.

Tudo isso me levou a decidir por reabrir o projeto para receber doações, mas desta vez usando o Patreon. A página foi divulgada no Patcher Android, neste site, no nosso servidor no Discord e no grupo do Facebook Ragnarok RO Mobile Brasil (este grupo é da comunidade, não é deste projeto)

Motivação do encerramento do Patreon

Desde a abertura e divulgação da página do Patreon se passaram 90 dias. Como citado anteriormente, apenas 2 usuários contribuíram com o projeto nesse tempo. Além disso, ter uma página no Patreon consome um certo tempo para edição/publicação de posts e acompanhamento. Com pouco menos de 2 dólares líquidos recebidos ao fim de 3 meses, não vale a pena manter a página no ar. 

 


Consequências

Com o a falta de adesão a campanha, não será possível retirar a propaganda em vídeo do aplicativo Android. Fora isso, o projeto continua tendo custo mais alto do que a receita obtida, mas isso será assunto de outro post.

Até a próxima!

1 thought on “Encerramento do Patreon do Ragmobile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.