Sobre Tela Preta no servidor SEA

Pessoal, houve uma atualização do jogo na manhã do dia 05 de novembro que causou tela preta para alguns usuários que estavam usando patch e não aplicaram o patch novamente. Muitos usuários nos procuraram para tentar resolver o problema, então neste post vamos ajudar a esclarescer o que houve e como proceder

Parte 1: Atualizações programadas X Ninja patches

O jogo Ragnarok Mobile M é constantemente atualizado. Para fins de explicação, temos atualizações de duas maneiras: programadas e ninja-patches (isso é um apelido que a comunidade colocou). Quando a manutenção é programada, a empresa do jogo anuncia previamente quando ela irá ocorrer, e isso nos permite estar preparados para lançar uma atualização do patch que seja compatível com a versão oficial. Quando é um ninja-patch, o jogo simplesmente é atualizado sem aviso prévio.

Quando é um ninja-patch, pode ocorrer de demorarmos a ter uma versão nova compatível do patch, visto que ninja não tem horário: já houveram ninja-patches em todos os horários diferentes (3h, 12h, 15h) e sempre é necessário um processo manual para fazer a atualização do patch ficar compatível com o cliente. Estamos falando de códigos novos no jogo, e não apenas tabelas de tradução. Por isto que este projeto exige muito mais tempo da equipe para mantê-lo, do que se fosse de um jogo já pronto


Parte 2: Situações pós atualizações

Sempre que há uma atualização, dependendo do conteúdo da atualização, ela pode fazer quem tem a tradução instalada no jogo ficar em uma das 3 situações:

1. Continuar do jeito que está, mas com algumas funções novas.
2. Perder a função de tradução
3. Corromper arquivos do jogo e causar tela preta

Normalmente (pelos quase dois anos de patch no CN e KR), ocorre a situação 2. Em raras ocasiões ocorre a 1 e 3. No caso do SEA, aconteceu a situação 3 nas últimas duas atualizações oficiais. Isso ocorre quando há muitas mudanças no código-fonte de uma versão para outra – e é uma das coisas que mais dá trabalho para nós ao manter o projeto de tradução atualizado, principalmente quando o update não é anunciado anteriormente.

Para evitar ter que reinstalar, quando tiver uma atualização do cliente, abra o patcher para saber se já lançamos uma versão compatível. Se já tivermos, basta aplicá-la e o jogo deverá voltar a funcionar sem precisar reinstalar todo o jogo.

Vale lembrar que como SEA é novo, bugs como estes estão mais passíveis de ocorrer. Nos outros servidores, após algum tempo eles melhoram o processo de lançamento de novas versões oficiais, e os usuários param de ter estes problemas

E lembrando: sempre anunciamos as atualizações do patcher em tempo real no nosso Discord: ragmobile.com.br/discord

Equipe Ragmobile.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.